Distanciamento do escritório – o que nós fizemos

Distanciamento do escritório – o que nós fizemos

Com o impacto do distanciamento social, muitas práticas em escritórios estão sendo postas em operação e que podem ser replicadas por outras empresas. Abaixo compartilhamos alguns pontos da solução que aplicamos no nosso escritório.

 

Case Cótica – Distanciamento do escritório por fases

No nosso escritório seguimos a seguinte lógica de aplicação do distanciamento:

Em geral, nosso escritório é composto de ilhas com 6 ou 7 pessoas, abaixo uma foto e a planta baixa para você entender melhor:

Exemplo de ilha no escritório da Cótica.

Planta baixa de parte do escritório.

Inicialmente, a equipe foi 100% colocada em home office, então o distanciamento não era um problema.

 

Fase 1 da Adaptação

Desde o início ficou claro que a utilização de 100% das posições de trabalho necessitaria de alterações físicas, visto que a distância entre as pessoas é inferior a 1,8 metros, como demonstrado na imagem abaixo:

Planta baixa com análise do distanciamento.

Os círculos demonstram o espaço de 1,8 metros necessários para o distanciamento. Em vermelho, destacamos as posições de trabalho que estavam interferindo neste tema.

Desta forma, nossa primeira fase de atuação precisaria ter uma redução de pessoas presentes no escritório. Iniciamos uma operação parcial, onde conseguimos utilizar 50% dos espaços, atendendo as necessidades de distanciamento e criando pontos de álcool gel nas próprias ilha, como exemplificado abaixo:

Planta revisada, com adaptação para o distanciamento social de 1,8m.

 

Fase 2 da adaptação

A próxima fase é adaptar nosso ambiente para 100% das pessoas, desta forma, planejamos criar divisões entre as mesas de trabalho:

Projeção da segunda Fase de Adaptação.

Desta forma, conseguimos estar prontos para trabalhar com todos os espaços do nosso escritório de forma segura.

 

Protocolo de acesso

Para entrada no escritório, foram criados os seguintes protocolos:

  • Obrigatoriedade de uso de máscara 100% do tempo
  • Checagem de temperatura
  • Limpeza de mochilas, bolsas e calçados

 

Salas de reunião

As salas de reunião foram repensadas, visando a adequação ao distanciamento. Caso as reuniões excedam a quantidade de pessoas da sala, é utilizada ferramenta de conferência.

Sala de reunião com o distanciamento de 1,8 metros.

Planta baixa da adaptação de sala reunião.

 


Resultado da alteração de distanciamento na sala de reunião.

 

Revisão e criação de protocolos

Revisamos os protocolos dando mais atenção em:

  • Limpeza de áreas comuns: aumento de frequência;
  • Banheiros: aumento da frequência da limpeza e protocolo de higiene para o colaborador realizar sempre que utilizar;
  • Mesas de trabalho: com itens individuais para que cada colaborador higienizar sua mesa, além da limpeza profissional;
  • Sinalização: definindo locais proibidos de uso, recomendações de higiene, uso de ambientes e protocolos de cada sala ou equipamento.

 


Contribuição da Cótica

Entendemos que essa prestação de serviço é nossa contribuição com a sociedade neste momento desafiador, visando adaptação indústria a COVID-19.

Estamos a disposição para auxiliar empresas. Sem custos, vamos planejar sua operação para ela estar pronta para proteger suas pessoas e retomar a produção. Fale Conosco! Conheça nossa ferramenta de projeto COVID-19.